Rede de apoio, você sabe qual a importância dela na sua vida?
Quando falamos em saúde mental, é fundamental lembrarmos de que ela tem relação com aspectos concretos da vida, ou seja, não está apenas “na cabeça das pessoas”.
Muita gente ainda entende a saúde mental como algo que requer apenas mudanças individuais.
Assim, imagina que ela esteja associada exclusivamente ao acesso a serviços como a psicoterapia (presencial ou online).
Saúde mental está relacionada com todo nosso contexto.
Por isso, é preciso considerar nossa vida real e cotidiana de forma ampla.
E, assim, também em estratégias possíveis para uma melhor qualidade de vida.
O que é rede de apoio?
A rede de apoio é constituída por familiares, amigos, colegas de trabalho, demais relações interpessoais de maior proximidade, vizinhança, comunidade.
Além disso, fazem parte da rede de apoio instituições que você frequenta ou com a qual tem vínculo.
Por exemplo, escola, instituição religiosa, serviços de saúde e de assistência social, entre outros.
Estes, em articulação, promovem suporte para nosso dia a dia. Um suporte tanto prático e material, quanto de afeto e relação.
Por exemplo, pode ser que você enfrente sofrimento emocional relacionado a uma sobrecarga de atividades da lida diária e falta de lazer.
Através da rede de apoio, é possível verificar se familiares, amigas e amigos podem auxiliar concretamente, de alguma forma, visando a reduzir o estresse e a sobrecarga, cada qual a seu modo.
Neste, caso também é possível mapear quais os serviços e atividades de lazer estão disponíveis.
Além disso, talvez seja necessário fazer as combinações em família para que este tempo de lazer e pausa, de fato, seja efetivado.
Para falar em rede de apoio, gosto de usar a imagem de uma rede de fios e de sua trama. Quanto mais fios a rede tiver ou mais bem tramada estiver, mais segurança ela pode promover.
As redes de apoio tem este papel de suporte e sustentação. Quanto mais pontos de apoio ela tiver, mais forte será.
Não se trata, contudo, de uma ajuda eventual, mas de suporte constituído a partir de vínculos.
Construção e articulação de redes
Articular rede de apoio é uma excelente estratégia de promoção de saúde. Além disso, tem papel fundamental em nossa saúde mental.
A ideia de rede de apoio é muito diferente daquela de dependência em relação a uma única pessoa ou instituição.
A constituição de rede, ao contrário, vai no sentido da construção de maior autonomia. Isso porque ela ela fornece suporte prático, concreto e material. Além disso, também aquele relacionado a afeto e relação.
Psicologicamente, promove conforto e segurança e é a materialidade de que, de fato, não estamos sós.
Então, eu te convido a refletir: como está sua rede de apoio?
Saúde não é apenas ausência de doença. Ela envolve diversas dimensões do ser humano e do seu bem-estar.
Por isso, para a promoção de saúde, é preciso tecer e acionar uma rede de apoio ampla.
Ela deve incluir serviços de saúde, mas também ir além deles. Para, assim, contemplar diferentes necessidades, no sentido de uma atenção integral.
Podemos pensar a rede de apoio, de fato, como uma rede de fios entrelaçados que fornece suporte e apoio. Então, podemos pensar também nos “artesãos” que tecem e costuram esta rede.
Ela é uma rede coletiva, portanto, construída a muitas mãos. Nos serviços de saúde e assistência social, entre outros, os profissionais têm papel importante na articulação desta rede.
Mas, como se trata de um trabalho coletivo, todas e todos temos papel na construção e nesta ação de tecer a rede de apoio. Como artesãs e artesãos de nossas redes de apoio, temos um papel ativo.
Mesmo que ela esteja – ou pareça – reduzida, é possível ampliá-la. É sobre isso que vamos abordar na sequência.
Ampliação de redes: explore seu Território
Explorar seu território (bairro ou comunidade) é um bom ponto de partida para a construção e ampliação de redes de apoio.
Assim, é possível conhecer e fazer uso dos recursos disponíveis perto de você.
A exemplo, o Sistema Único de Saúde e o Sistema Único de Assistência Social são de base territorial. Significa que os equipamentos de saúde e de assistência são uma referência local a quem reside ou tem vínculo com determinado território.
Conhecer e explorar o território também permite maior vinculação à comunidade e a construção de rede de apoio social.
Uma opção pode ser fazer um primeiro mapeamento virtual.
Através da internet, você pode ter informações iniciais sobre o que está disponível no seu território. Entretanto, não basta apenas ter conhecimento a respeito do que está disponível, mas fazer uso e participar.
De toda forma, este mapeamento não deve ser feito apenas uma única vez. Por isso, prefiro utilizar a expressão “explorar o território”.
Este deve ser um movimento constante. Isso porque a vida é dinâmica e os locais e seus recursos estão em contínua mudança.
Rede de Apoio Formal e Informal
Serviços como os de saúde e de outros setores fazem parte da rede de apoio formal.
Ela inclui, por exemplo, serviços de saúde, de assistência social, de educação e espaços comunitários. Além disso, serviços de esporte, cultura e lazer, conselhos municipais, entre outros.
Mas a rede de apoio ampla vai muito além da rede formal. Ela inclui também a rede informal.
A rede de apoio informal abarca família, amigos, vizinhos, colegas de profissão e comunidade. Então, tem como características a familiaridade e a proximidade, com envolvimento afetivo.
Seu papel é fundamental porque nelas estão os maiores vínculos emocionais e afetivos e a proximidade no dia a dia.
Além da rede de apoio formal, procure fortalecer também sua rede de apoio informal.
Mas não basta ter rede de apoio, é preciso saber acioná-la quando necessário.
Saber reconhecer seus limites e solicitar suporte é fundamental para o bem-estar físico e emocional. Por isso, sempre que precisar, peça ajuda!
Olá! Meu nome é Lara Dias, psicóloga (CRP 12/12269) desde 2002. Meu compromisso é oferecer atendimentos de psicológicos de forma humanizada, acolhedora e ética. Gostaria de agendar uma primeira consulta?